Justiça determina retirada dos nomes da família Donadon de escolas de RO.

Publicado em 31/01/2014 10:00

Fonte: Jonatas Boni Do G1 RO

Justiça determina retirada dos nomes da família Donadon de escolas de RO.
Uma liminar do Tribunal de Justiça de Rondônia determinou que quatro escolas públicas de Vilhena (RO), que levam o nome de integrantes da família Donadon, retirem as placas com a identificação das instituições da fachada. As escolas foram construídas e inauguradas nos períodos em que Marlon Donadon e Melkisedek Donadon estiveram à frente da prefeitura do município e, de acordo com o Ministério Público, as escolhas dos nomes não obedeceu às leis municiais que regem este tipo de nomenclatura. A decisão ainda não é definitiva, pois cabe recurso. Segundo o MP, pelo menos 25% das escolas do município levam o nome da família. A ação tramita na Justiça desde 2008 e pede a retirada e substituição dos nomes das escolas Dalila do Nascimento Donadon, Marcos Donadon, Ângelo Mariano Donadon e Antônio Donadon. De acordo com o promotor que acompanha o caso, as nomeações das instituições ocorreram de forma irregular. Os dois ex-prefeitos devem responder, ainda, por improbidade administrativa. “A lei do município aponta que, além das pessoas serem falecidas, para levar o nome de uma escola elas precisam ser reconhecidas como prestadores de serviços relevantes para a município, estado ou união”, explica Fernando Franco Assunção, promotor. Segundo ele, nos casos analisados pelo MP, não houve confirmação de que estes nomes fizeram serviços relevantes por estas entidades. Na secretaria municipal de Educação, o G1 teve acesso à biografia de quem eram e o que estas quatro pessoas fizeram no sul do estado. Consta que Marcos era agricultor, com formação em pedagogia e em 1983 foi o primeiro prefeito eleito da cidade de Colorado do Oeste. Já Antônio Donadon era avô de Melkisedek, prefeito da cidade entre os anos de 1997 e 1998, quando deixou o cargo para se candidatar ao governo do estado. Além da atividade agrícola, ele se tornou comerciante e apoiou ações na área da educação. Dalila e Ângelo Donadon eram pais de Marlon Donadon, a frente da prefeitura de 2005 a 2008, e do atual vereador de Vilhena, Júnior Donadon. Dalilia foi professora e seu marido chegou a exercer o cargo de secretário municipal de Fazenda. As escolas citadas no processo já retiraram as placas com os nomes, entretanto, segundo o MP, o nome ainda não deve ser definitivamente alterado, pois cabe recurso. Na casa do ex-prefeito Melkisedek, a esposa informou que a família não deve entrar com recurso para impedir a troca dos nomes das escolas. Ele e o primo, Marlon Donadon, não foram encontrados para falar sobre o assunto.