Vereadores criam CPI para apurar denuncia de irregularidades na Saúde em Monte Negro

Publicado em 26/05/2014 11:00

Fonte:

A Câmara Municipal em sua 14°Sessão Ordinária, na manhã do dia 24 (sexta feira), aprovou através de votação simbólica, com 08 votos favoráveis e nenhum contrario a criação da CPI – Comissão Parlamentar de Inquérito. A escolha dos membros da comissão foi feito através de sorteio, composta da seguinte maneira: Presidente – Vereador Ângelo Emílio/PT, Relator – Vereadora Teresa Diogo/PSDB e Membro – Vereador José Antônio/PSD. Devem ser iniciados no prazo de (05) cinco dias o trabalho de investigação das denuncias de irregularidades na rede de saúde do município. A instauração da comissão se deu, aos fatos elencados em oficio pelo denunciante Sr. Raildo Jose Bonfim que descreve 02 (dois) fatos sendo inadmissíveis para a população local que sofre com a carência na rede de saúde do município, sendo eles “Falta injustificada de medicamentos na rede publica de saúde” e “Irregularidade no pagamento das diárias dos servidores.”Mediante aos fatos, a comissão tem o prazo de 90 dias para apurar os acontecimentos. Entenda mais sobre a Comissão Parlamentar de Inquérito A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) é um organismo de investigação e apuração de denúncias que visa proteger os interesses da coletividade (da população). A CPI é uma investigação conduzida pelo Poder Legislativo, que transforma a própria Câmara em uma comissão, sendo assim, a comissão vai agir em nome da instituição, realizando um inquérito ou uma investigação. Concluída, a CPI aponta ou não os culpados e suas penas. A CPI possui acesso ao funcionamento da máquina burocrática, analisa a gestão do bem público e toma medidas necessárias para sua correção e punição dos culpados, acionando ate mesmo o Ministério Público e demais órgão se necessário, caso algo esteja realmente errado.